Quinta feira de Endoenças, tradição do Grau Cavaleiro Rosa Cruz
- Rodrigo Martins
- 2 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
O grau 18 do R.'.E.'.A.'.A.'., Cavaleiro Rosa Cruz, é considerado por muitos uma das iniciações mais belas que um maçom passa em sua ascenção. As lições de humildade e constante vigilância dos cavaleiros para que jamais se cesse o triunfo da luz sobre as trevas são passagens que marcam o coração dos irmãos que ali chegam.
Em seu juramento, um Cavaleiro Rosa Cruz mantém uma das mais belas tradições maçônicas: a obrigação de se reunirem no local de sua iniciação, na primeira quinta feira de Lua cheia, após o equinócio sob o sígno de áries, na denominada Quinta feira de Endoenças (Quinta feira Santa).
A palavra “endoenças” vem do latim indulgentia que significa "perdão", "absorvição" aplicado ao conceito religioso cristão, sendo a graça concedida pela Igreja, de que resulta a remissão total ou parcial das penas dos pecados na quinta feira santa.
A intenção deste encontro é a de rever os Irmãos, compartilhar experiências, trazer notícias de Irmãos adoentados ou que tenham falecidos. Com um ritual único, é realizada uma Ceia Mística, ou Ceia de Endoenças, que rememora a última ceia de nosso Mestre Jesus com seus apóstolos. Todos os participantes rememoram as caridosas palavras "... dai de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede..." e compartilham o Àgape fraternal.
Com uma ritulística é exclusiva e não se parece com o banquete maçônico realizado nas lojas simbólicas. Sua filosofia faz com que os presentes pensem na elevação espiritual e no incessante trabalho que se realiza pela humanidade.
Os Irmãos da Loja de Perfeição Deus, Humanidade e Luz que galgam o grau de Cav.'. R+C, foram cumprir sua obrigação e reunir sob a egrégora de milhares de irmãos que por séculos mantém a tradição deste ritual.
T.'.F.'.A.'.,
Rodrigo Martins, MI, 30°
Três Vezes Poderoso Mestre




Comments