top of page

Por que de fazer os Altos Graus?

  • Foto do escritor: rodrigomsilva2
    rodrigomsilva2
  • 7 de set. de 2014
  • 3 min de leitura

Realizando uma revisão em alguns estudos filosóficos, me depararei com uma frase de Francis Bacon, e desejo compartilhar com os irmãos uma reflexão:

“Mas o maior erro de todos consiste em se equivocar quanto ao objetivo final do conhecimento; pois há aqueles que são impelidos para ele apenas por uma curiosidade natural e um temperamento ávido de saber; outros, para entreter sua mente com variedade e certo prazer; outros, por ostentação e para serem respeitados; outros ainda, com objetivos de emulação e vitória; muitos pelo engodo do ganho ou para sua subsistência e poucos para se valerem do dom divino da razão no interesse da humanidade.” Francis Bacon – Novae Altantis, 1625.

Ao ler e refletir sobre esta passagem, entendemos o quanto nossos objetivos se distanciam cada vez mais da teoria empregada diariamente em nossas Ordens e grupos de trabalho. Nossas salas tomadas por vaidosos, curiosos e incautos tornam cada vez mais desistimulante nossa caminhada na senda de nossa reforma interior. Talvez seja o destino da humanidade não entender que com o conhecimento, as portas da percepção para com a humanidade se abrem para infinitos caminhos e possibilidades.

“Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito.” Willian Blake

E este conceito de objetivo final do conhecimento, buscando a razão no interesse da humanidade é que se deve valer um maçom, e com este intuito que venho convida-los para buscar mais conhecimento nos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Entendemos que a maçonaria simbólica com seu trabalho introdutório lapida as paixões e vontades de uma forma ímpar e contínua. Seus ricos ensinamentos transforma uma pedra bruta em uma pedra polida, transformando o ignorante em um homem de bem e de bons costumes. Estas virtudes que nos ligam jamais se dissolvem no tempo. E perfeitas são estas lições realizadas pelos obreiros assíduos nesta Grande Obra.

Porém, há mais na maçonaria que se possa imaginar. Há um vasto campo histórico e filosófico que ela traz como forma de saciar o desejo de saber de todos os homens. Há lições e trabalhos a serem realizados no campo mental e individual, dentro de nós mesmos e a favor de toda humanidade.

A maçonaria filosófica funciona como uma universidade de mistérios ricos em alegorias e passagens, que fará com que o mestre retome suas ferramentas e produza no campo da filosofia peças de arquiteturas que mudará a forma de visualizar o mundo. A liberdade de pensar é uma garantia maçônica filosófica proposta para reformar o mais reservado pensamento e amadurecer os corações de nossos obreiros.

A Resp:. e Aug:. Loj:. de Perf:. Deus, Humanidade e Luz, com este intuito, propõe aos irmãos uma luta incansável para a busca da verdade e trabalho para que nossos mistérios sejam esmiuçados em sua fonte. O que oferecemos é a sabedoria na busca pelo conhecimento de si mesmo. Um trabalho árduo para seu crescimento interior e uma proposta para estudar maçonaria. Medalhas e paramentos não passam para nós de símbolos representativos de conhecimento revelado ao irmão e que também os poderão obter, mediante vossa persistência e busca por este estudo.

Vinde, meus IIr:. em busca da sabedoria e do conhecimento e ascenderemos juntos nos Altos Graus e Augustos mistérios da maçonaria.

Nossas reuniões são realizadas na última quarta feira do mês, aguardamos sua visita!

T.'.F.'.A.'.,

Rodrigo Martins, MI, 29°

Três Vezes Poderoso Mestre

Contato:

rodrigomsilva@gmail.com

 
 
 

Comentários


 POSTS recentes: 

© 2014 por Loja de Perfeição Deus, Humanidade e Luz N° 40. Reuniões na última quarta do mês.

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page